Aquele grupo de estagiários, que aparece na foto acima, era composto por pessoal do PB, FAB, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
À época, o CIGS era comandado pelo Cel. Edmundo Palaia Neto; o PB tem voltado frequentemente ao CIGS para desenvolvimento de diversas atividades.
Integrantes do PB (Braganholo, Cassaniga, Ferri e Paiva Fº) realizaram ali os "Cursos de Operações na Selva", com duração de cerca de 12 semanas - este último serviu no CIGS, inclusive como Instrutor, no posto de Capitão.
O CIGS tem uma reputação muito alta, treinando militares brasileiros e de países amigos, e é considerado o melhor centro de formação de combatentes de selva de todo o mundo.
No CIGS surgiu o brado "Selva!" - conta-se que na época de sua criação, em 1964, o CIGS não dispunha de ficha de serviço de viatura, o que levava a sentinela ao perguntar o destino das viaturas que saiam do quartel, quase sempre a receber uma resposta apressada e lacônica — selva! — era o destino da viatura.
A resposta curta, tão repetida, fez-se saudação espontânea e vibrante, alastrou-se, e hoje é utilizada por todos aqueles que servem ou passaram pela Amazônia e que tem o mesmo ideal: defender e preservar aquele pedaço do Brasil.
Seeelva!
Divulgue este blog - repasse este post aos seus amigos: https://pelotaobrasil.blogspot.com/
Parabéns ao CIGS! Preservar aquele imenso pedaço da Amazônia brasileira. Muito legal aprender a origem da saudação “Selva!” e do PB.. pensava que o PB teria origem em Jundiaí.. vejam vocês 😄
ResponderExcluirAss: Elizabeth Marsiglia
ExcluirQuanto à origem, a maior parte do pessoal inicial é de Jundiaí - mas ideia nasceu durante uma ida ao Acre. Gratos pela visita.
ResponderExcluir