domingo, 4 de agosto de 2024

EXÉRCITO AJUDA A EVITAR TRAGÉDIA EM JUNDIAÍ

 



Na noite de  31 de agosto de 1946 um incêndio destruiu a Garage Americana, situada na Rua Dr Torres Neves, na então Praça Amparo, hoje Praça Dr. Domingos Anastácio, em Jundiaí/SP - boa parte dos componentes do Pelotão Brasil são originários dessa cidade.

Soldados do então 2º GO 155, hoje 12º GAC (o quartel ficava no centro da cidade), arriscando suas vidas, auxiliaram no combate às chamas, especialmente na retirada de 50 tambores de gasolina e 8 de óleo que estavam guardados no estabelecimento - se não tivessem sido retirados a tempo, certamente aconteceria uma explosão e o fogo se propagaria pelas casas vizinhas - seria uma tragédia.

O jornal erradamente se refere à unidade como 2º Grupo de Artilharia de Dorso (2º GADo), mas a unidade já tinha um novo nome desde maio daquele ano.

Como não havia bombeiros na cidade, bombeiros de Campinas vieram terminar de extinguir o incêndio. 

Os prejuízos foram da ordem de cem mil cruzeiros, e o estabelecimento não estava no seguro - esse valor corresponde a cerca de R$ 190 mil na atualidade. Segundo anúncio publicado no jornal que noticiou o incêndio (O Estado de S. Paulo de 3 de setembro), um automóvel Chevrolet 41 valia 58 mil; sem dúvida os prejuízos foram grandes...

Foi mais um serviço que o Exército prestou a Jundiaí.

Compartilhe este post e deixe seus comentários usando o campo logo abaixo deste texto. 

Brasil!








2 comentários:

  1. Nada é por acaso. Muito bonito ver a ajuda humanitária prestada pela predecessora da 2a Cia Com. Bravo 2o. GO 155!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário