Durante a missão Raposa Serra do Sol, o PB cruzou a fronteira venezuelana, indo até Santa Elena de Uairen, uma cidade de 30 mil habitantes.
Circulavam pela cidade membros da Guarda Nacional Bolivariana, uniformizados com uma espécie de jaqueta vermelha e calças de um azul muito vivo, armados de fuzis AK-47, pilotando motos civis.
Esse pessoal estranhou a presença na cidade de brasileiros uniformizados, perguntando ao então TC Rodrigo Luiz Soares Evangelista, que nos acompanhou durante toda a missão, quem éramos - esclarecidos, retiraram-se.
Apesar de a principal atividade econômica da região ser a extração de diamantes, vimos ali cenas muito tristes: pequenos supermercados vazios, com pessoas à porta aguardando a chegada de mercadorias – qualquer mercadoria, que comprariam e buscariam trocar com algo de que necessitassem.
Cambistas circulavam pela cidade, com enormes pilhas de dinheiro venezuelano inflacionado, que pretendiam trocar com brasileiros que eventualmente estivessem por lá – produtos mais sofisticados eram encontrados em algumas lojas.
Buscando comer algo, entramos em uma
lanchonete e acabamos consumindo toda a comida disponível: 6 sanduíches e 4 refrigerantes, divididos entre todo o PB.
lanchonete e acabamos consumindo toda a comida disponível: 6 sanduíches e 4 refrigerantes, divididos entre todo o PB.
À época, Santa Elena sediava um Escuadrón de Caballería Motorizado (Escamoto), do Exército Venezuelano.
Muito tristes também as cenas que vimos na estrada: veículos queimados, de brasileiros que haviam ido a Santa Elena comprar gasolina muito barata para vender em Boa Vista – acidentes incendiaram os carros, verdadeiras bombas ambulantes.
Vimos também muitas famílias venezuelanas caminhando a pé rumo à fronteira brasileira, fugindo da crise que desde aquela época assola a Venezuela.
Em Boa Vista e Pacaraima, milhares de venezuelanos eram alojados em condições precárias, atendidos na medida do possível pelo Exército e por outros órgãos do governo brasileiro.
E pensar que há brasileiros que admiram narcoditaduras como as que levaram a Venezuela, outrora um país rico, à miséria.
Compartilhe esta publicação com seus amigos
Em que ano foi esta visita? Ass Elizabeth Marsiglia
ResponderExcluirFoi em 2013. Feliz 2024 a vocë, familiares e amigos. Gratos pela visita.
ResponderExcluir