A atual 2ª Companhia de Comunicações Mecanizada (2ª Cia Com Mec), pela qual passaram diversos integrantes do Pelotão Brasil, foi sediada em Jundiaí de 1950 a 1980, quando foi transferida para Campinas.
Na época em que esteve em Jundiaí, era denominada 2ª Companhia de Comunicações, mas originalmente era a 1º Companhia de Transmissões do 1º Batalhão de Transmissões, criado em 1935 no Rio de Janeiro.
Em 1946 foi destacada desse batalhão, redenominada 2ª Companhia de Transmissões e em 1947 transferida para a cidade de Itapetininga.
Naquela cidade, ocupou um quartel que anteriormente sediara o 7º Batalhão de Caçadores da Força Pública (hoje Polícia Militar) e depois o 5º Batalhão de Caçadores do Exército. Esse edifício é hoje ocupado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
Ao chegar a Jundiaí, ocupou o velho quartel do centro da cidade, que o então 2º GO 155 havia deixado para transferir-se para suas instalações na região da Vila Rami.
Ocupava parte do prédio o Quartel General da AD/2 (Artilharia Divisionária da então 2ª Divisão de Infantaria).
Em Campinas, a hoje 2ª Cia Com Mec ocupa modernas instalações localizadas no Jardim Chapadão, próximo a outras unidades militares - o Pelotão Brasil frequentemente participa de solenidades ali realizadas.
Lembro direitinho da 2a Cia Com de Jundiaí, de felizes memórias de infância. Agora sei porque ela é a 2a, e não a 1a, dúvida que me acompanhava até hoje.. Parabéns a todos que escreveram sua história e escrevem seu futuro! Ass Elizabeth Marsiglia
ResponderExcluir