sábado, 16 de março de 2024

MONTANHISMO MILITAR: O PB NO REGIMENTO TIRADENTES

Em uma de suas missões, o Pelotão Brasil esteve no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), uma unidade especializada em combate em ambiente de montanha.

Conhecido como "Onze", o Batalhão, através do Campo Escola de Montanhismo (CEMONTA ) e do Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOpMth), tem, entre outras a missão de desenvolver e repassar a outras unidades, técnicas para operações em montanha e utilização de equipamentos e armamentos específicos a este teatro de operações.

O Batalhão está localizado em São João del Rei, no estado de Minas Gerais e, quando o PB ali esteve, era comandado pelo Cel. Gustavo Megale Hecksher. 
 

O Onze tem suas raízes no 28º Batalhão de Infantaria, criado em 1888 em em Rio Pardo, na então Província do Rio Grande do Sul.

Participou da Campanha de Canudos, tendo sido transferido, ao retornar, para São João del Rei em 1897 e em 1920 ao receber o reforço do 54º Batalhão de Caçadores, se estruturou como 11º Regimento de Infantaria. 

O Batalhão participou também da Guerra do Contestado, das Revoluções de 1924, 1930, 1932, do movimento de 1964 e em 1996, participou de Missão de Paz da ONU em Angola.

Mas o Onze atingiu o ápice ao participar da Segunda Guerra Mundial, como integrante da Força Expedicionária Brasileira, quando atuou em todas as batalhas, culminando com a glória maior da conquista de Montese - o mais sangrento combate de que participou a tropa brasileira naquele conflito. 


Em sua estada junto ao Onze, o PB recebeu instruções acerca das atividades especificas desenvolvidas pelo Batalhão, em especial as relativas a montanhismo, desenvolvidas no CEMONTA.


Muitos componentes do Onze morreram na Segunda Guerra Mundial, mas dentre esses são especialmente lembrados os voluntários, Sgt Max Wolff Filho, considerado o maior herói da FEB e conhecido como "O Rei das Patrulhas", morto quando comandava uma delas. 

e o Cap Capelão Frei Orlando.













Muito inspirador o brado do Onze: "Para a frente e para o alto - montanha!".  

Compartilhe este post e deixe seus comentários usando o campo logo abaixo deste texto. 

Brasil!

2 comentários:

  1. Quanta história e referências no passado e presente de cada Batalhão, Regimento, Companhia… quantos teatros de operação diferentes com seus brados inspiradores para o futuro! Parabéns a todos. Ass: Elizabeth Marsiglia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário